Dicas de Filmes para treinar o inglês – English Sofa

Dicas de Filmes para treinar o inglês

VOCABULÁRIO DE JANTAR EM INGLÊS
setembro 13, 2018

Dicas de Filmes para treinar o inglês

Você sabia que pode treinar seu inglês de uma maneira divertida, em casa e em horário de relaxamento?!!

Isso mesmo! O que acha de ver um bom filme e ainda treinar seu inglês?

Dicas de filmes que a English Sofa separou para você, confira:

MY FAIR LADY (1964)

Em My Fair Lady, mais do que aprender inglês, você poderá acompanhar a forma como o especialista em fonética Henry Higgins ensina a personagem Eliza Doolittle a falar um inglês considerado aceitável para uma dama, com um sotaque adequado para uma pessoa inglesa — digno até de Shakespeare! Veja esse divertido filme como uma oportunidade de ouro não só para praticar a pronúncia das palavras ensinadas por Higgins, mas também como uma chance de enriquecer seu vocabulário.

 

THE GODFATHER (1972-1990)

Além de ser uma trilogia clássica extremamente importante para a história do cinema, The Godfather apresenta diálogos bastante densos, mas ao mesmo tempo mais lentos, o que contribui para seu total entendimento. Assim, mesmo com o sotaque pesado dos protagonistas fica fácil entender tim-tim por tim-tim.

 

TOY STORY (1995)

O que você faria se, enquanto não estivesse por perto, seus brinquedos ganhassem vida? É exatamente isso que acontece em Toy Story, uma animação simplesmente surpreendente! Como esse gênero de filme normalmente é voltado para o público infantil, a linguagem consequentemente se torna menos complexa. Mas não se engane: Toy Story é capaz de agradar a todas as idades, proporcionando bons momentos de diversão e aprendizado.

 

MOULIN ROUGE (2001)

Moulin Rouge conta a história do amor proibido entre um jovem poeta inglês e a mais famosa cortesã de Paris. Por ser um musical, é ideal para que você acompanhe as letras das músicas e cante junto, exercitando sem medo seu inglês.

 

BRIDGET JONES’S DIARY (2001)

Bridget Jones’s Diary é um filme leve e divertido que conta a história de uma britânica que escreve em seu diário tudo o que acontece no seu dia a dia — repleto de confusões, por sinal. A atriz Renée Zellweger, protagonista, incorporou o sotaque britânico até mesmo fora das gravações para viver a inglesa Bridget Jones. Você pode, assim como a atriz, separar um tempo para praticar o inglês com os amigos e a família, dando ênfase à pronúncia das palavras e ao sotaque britânico.

 

HARRY POTTER (2001-2011)

O que teria Harry Potter de tão especial para conseguir destruir o bruxo mais poderoso de todos os tempos enquanto ainda era apenas um bebê? Ao longo de 8 filmes, você acompanhará o crescimento de Harry e sua constante luta contra o mal. São filmes ideais para os admiradores do inglês britânico, que gostariam de aperfeiçoar seu sotaque. Ah, e assim que você assistir aos filmes, leia também os livros em que eles foram baseados! Como você já conhecerá a história, terá uma ótima oportunidade para melhorar o nível de suas habilidades de leitura.

 

THE PROPOSAL (2009)

Para conseguir o tão desejado Green Card (visto permanente de imigração nos EUA), uma executiva canadense convence seu assistente americano a se casar com ela. Nesse filme é possível observar, por mais que sejam sutis, as diferenças entre o sotaque canadense e o americano.

 

(500) DAYS OF SUMMER (2009)

Tom se apaixona por Summer e acredita que ela é o amor da sua vida. Desde então, eles começam a passar bastante tempo juntos. Mas essa lua de mel não dura muito tempo. Você vai ver como, por ser um filme jovem e atual, os diálogos podem ser facilmente adaptados para sua realidade.

 

THE KING’S SPEECH (2010)

Se assim como o Rei George você tem dificuldade para falar em público, não se preocupe, porque esse filme dá uma aula e tanto. O foco da trama está em ensinar ao Rei como passar autoridade e tranquilidade por meio da fala. Já que o Rei George precisa se preparar para um discurso, o inglês predominante na produção é mais formal, ideal para você ir além da informalidade do dia a dia. Isso sem contar que você também aproveitará as inúmeras dicas sobre pontuação adequada na fala e a correta estruturação das frases!

 

THE SOCIAL NETWORK (2010)

Você pode até não ter um perfil no Facebook, mas certamente já ouviu falar sobre essa poderosa rede social, certo? Relatando os bastidores da criação do famosíssimo Facebook, The Social Network é um filme com elenco jovem que pode ajudar a aprender gírias, expressões idiomáticas e termos relacionados à tecnologia e ao mundo geek.

 

THE HUNGER GAMES (2012)

Em um futuro hipotético, jovens representam seus distritos ao lutarem pela vida nos Jogos Vorazes. Se você já viu ao menos o trailer desse filme no cinema, seja legendado ou dublado, provavelmente percebeu que os diálogos são de fácil compreensão, ideal para quem ainda não está muito seguro em relação à sua proficiência em inglês. Ah, e se sua praia é cena de ação, vai se divertir horrores!

 

Mas por mais divertido que seja aprender inglês vendo filmes, é preciso que você se comprometa e leve a sério esse exercício, ok? Assim, para que sua experiência de aprendizado com os filmes seja ainda mais enriquecedora, existem algumas táticas que podem ser colocadas em prática:

– Escolha um filme que você conheça bem e que, assim, consiga interpretar o contexto da fala dos personagens;

– No início, use legendas em inglês como um suporte, para que você identifique melhor as palavras, caso ainda não tenha um vasto vocabulário;

– Sempre que não entender algum diálogo ou mesmo uma palavrinha dita, volte um pouco e dê um replay para conseguir absorver e memorizar com mais clareza a forma como os atores pronunciam cada termo;

– Tente repetir em voz alta alguns dos diálogos, treinando o listening e o speaking ao reproduzir até mesmo a entonação usada na cena;

– Para o aprendizado não se tornar forçado ou cansativo — afinal, a ideia é aprender se divertindo, não é mesmo? —, faça uma pequena pausa a cada 30 minutos, relaxe a mente e, assim que se sentir preparado, volte à lição;

Sempre que aprender uma nova expressão ou palavra, anote-a e procure seus significados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *